Preservação
Animais Extintos
Os dinossauros são animais extintos. Eles formavam um grande grupo de répteis que viveram na Terra há milhões de anos atrás.
Alguns dinossauros eram herbívoros, outros carnívoros e muito ferozes.
Quando os dinossauros viveram na Terra, nosso planeta era diferente. Com as grandes transformações que aconteceram naturalmente, esses animais não conseguiram adaptar-se e acabaram morrendo.
Podemos saber que estes animais existiram, graças a estudos de pesquisadores que encontraram ossos destes animais. Alguns museus mostram ossos de dinossauros.
Muitas plantas também tornaram-se extintas. Existem restos de florestas de coníferas totalmente petrificadas (árvores que o tempo transformou em pedra).
Curiosidades:
Os cientistas descobriram, pelos tipos de dentes dos esqueletos dos dinossauros, se eles eram carnívoros, herbívoros ou onívoros. Dinossauros eram animais gigantescos que mediam até 30 metros de comprimento.
Animais e Plantas em Extinção
Tudo ficaria melhor se houvesse um perfeito equilíbrio entre os seres vivos e o ambiente, principalmente para as plantas e para os animais.
Em virtude da ação dos humanos, (o desmatamento, a caça, a poluição) é que surge o desequilíbrio ecológico que tem colocado em risco a vida de muitas plantas e animais.
As plantas que estão correndo perigo de extinção entre outras, são: pau-brasil, pau-marfim, jacarandá, jequitibá, peroba-rosa, embuia, arariba, braúna...
Os animais, que estão correndo perigo de extinção, entre outros, são: águia-cinzenta, baleia-lisa, cervo-do-pantanal, flamingo, gavião penacho, jacaré-de-papo-amarelo, mico-leão-preto, onça-pintada, peixe-boi, pica-pau-de-cara-amarela, preguiça-de-coleira, sagüi, surucucu, tamanduá-bandeira, lobo-guará...
Curiosidades:
Muitas florestas são destruídas. Com isso, inúmeras espécies de plantas e animais silvestres, correm perigo de extinção. Muitas campanhas são realizadas para combater as agressões à natureza.
Poluição
A cada ano que passa a poluição aumenta. A poluição coloca em risco o equilíbrio ecológico. O equilíbrio ecológico é aquilo que garante a vida no Planeta Terra.
Grande parte do Planeta Terra sofre com a poluição.
Os produtos tóxicos, as fezes humanas, os rejeitos das fábricas, a fumaça das indústrias e dos automóveis são os principais poluentes do nosso ambiente.
Estes produtos são liberados na natureza e provocam a contaminação dos ecossistemas, prejudicando a vida dos seres vivos.
Curiosidades:
O termo poluição vem do latim "polluere" que significa sujar, contaminar ou infectar.
O ser humano provoca o desequilíbrio ecológico, quando:
- provoca a poluição no ambiente; caça e pesca sem controle; desmata áreas verdes.
Poluição do Ar
A poluição do ar também é chamada de poluição atmosférica.
A poluição da atmosfera é prejudicial à saúde das pessoas, animais e vegetais.
Nas grandes cidades há muitas fábricas e muito trânsito de veículos. Por isso o ar fica poluído, pois recebe grande quantidade de gases tóxicos.
O ar é um recurso natural indispensável aos seres vivos. As pessoas devem controlar o lançamento dos gases poluentes na atmosfera, para preservar este recurso natural.
O desmatamento agrava o problema da poluição, pois as plantas contribuem para a purificação do ar.
Curiosidades:
Poluição do ar é toda modificação que o ar sofre em sua composição e que o torna prejudicial à vida.
A poluição do ar pode causar sérias doenças. As pessoas que vivem em lugares, onde o ar é puro, geralmente são fortes e saudáveis.
Poluição da Água
A água é indispensável para o desenvolvimento da vida na Terra, porém, o ser humano polui cada vez mais as águas da Terra.
Nas cidades onde vivem muitas pessoas, os esgotos e rejeitos de fábricas são despejados nos rio e mares. Esses resíduos, juntamente com produtos químicos que são despejados nas águas, matam os peixes e tornam a água contaminada.
Os mares são poluídos com o esgoto que vem das cidades praianas, com as águas dos rios poluídos e com o derramamento de óleo, devido a vazamentos e acidentes com navios petroleiros.
Curiosidades:
As indústrias que mais poluem as águas são as refinarias, indústrias de plásticos e borracha e fábricas de gás de carvão. Os rios são os elementos naturais mais poluídos do nosso ambiente.
Poluição da Terra – Lixo
Lixo é tudo o que não serve mais e jogamos fora. Este lixo é recolhido pelos lixeiros da cidade e levado até aterros sanitários ou "lixões".
Muitos materiais que vão para o lixo podem ser reaproveitados, através do processo de reciclagem.
Existem diferentes tipos de lixo. Há o lixo orgânico (cascas de hortaliças e frutas, restos de comida...), que pode ser transformado em adubo. Há o lixo seco, também chamado de lixo inorgânico (latas, plásticos, vidros...), que pode ser transformado em novos materiais através do processo de reciclagem.
Curiosidades:
A principal causa da poluição da terra (solo), nas cidades, é o lançamento do lixo sobre ela. No lixo se desenvolvem micróbios, moscas, ratos, que são prejudiciais à vida, pois transmitem muitas doenças.
A população da Terra aumenta a cada ano. População é o número de habitantes. Todos os habitantes devem alimentar-se e desta forma aumenta também a produção dos alimentos.
Alimentos
Os alimentos são produzidos de diversas formas. Os alimentos naturais, que são produzidos pelos agricultores e criadores de animais, são os mais saudáveis, mesmo que alguns recebam tratamentos químicos.
Os alimentos, que são produzidos nas indústrias alimentícias, são os menos recomendados pois recebem muitos produtos químicos para ficarem bonitos, saborosos e para durarem mais. Estes alimentos passam por muitas máquinas até serem embalados.
Nas embalagens, podemos ver como isso acontece, lendo os ingredientes que compõem o produto embalado.
Uma alimentação saudável é aquela que tem por base alimentos naturais.
Curiosidades:
Devemos evitar alimentos industrializados, porque, além de terem produtos químicos, poluem o ambiente com suas embalagens.
Não se deve comprar alimentos com latas ou pacotes amassados, pois a embalagem pode contaminar o conteúdo do alimento.
Nível 3
| Ambiente | Ecologia | Preservação | Reciclagem |
Textos de Berenice Gehlen Adams