PROGRAMA SABER SENSÍVEL

APOEMA CULTURA AMBIENTAL

BERENICE GEHLEN ADAMS

www.apoema.com.br


17

Hora da leitura para sensibilizar

Para assistir clique aqui ou na imagem acima!

Livro: Na Mata

Autora: Nair de Medeiros Barbosa

Desenhos de Emília Sasaki.

Para adquirir contate com a autora: nairbarbosa@uol.com.br


16

Programa Saber Sensível II/4 - Reinventando a roda

Reflexão sobre a influência do individualismo em projetos públicos, sobre política, sobre o sentido de ética, sobre a vida.

Para assistir clique aqui ou na imagem acima!


15

Clique na imagem para acessar o vídeo:


História: “Um reino encantado por um triz" – Autora: Berenice Gehlen Adams e Ilustradora Ana Claudia Rocha.
Para adquirir o livro, acesse: http://www.apoema.com.br/new/


14

Para assistir clique aqui ou na imagem acima!

Na Praia" - Autora e ilustradora Nair de Medeiros Barbosa. Para adquirir escreva para a autora: nairbarbosa@uol.com.br


13

Ler para crianças é algo fundamental para despertar o gosto pela leitura e é um hábito que está sendo posto de lado por várias razões. Por isto, o Programa Saber Sensível vai incluir a "Hora da história para sensibilizar", escolhendo livros que tenham a ver com questões ambientais e com percepções sobre a vida, para que possa servir de recurso pedagógico para trabalhos de sensibilização com crianças.

Para assistir clique aqui ou na imagem acima!

Livro: A História do Peixe Dourado
Autor: Arno Kayser
Ilustração: Silvana Santos
Editora: Oikos Editora, 2005
Para adquirir: http://oikoseditora.com.br/obra/index/id/55


12

Palestra "Sensibilização para integração ambiental"

Liberado o vídeo da palestra proferida no 2º Congresso Nacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Apresenta alguns dos aspectos teóricos apresentados no livro "Pela trilha da sensibilidade" - proferida em setembro de 2015.


Terceiro vídeo da segunda parte do PROGRAMA SABER SENSÍVEL / Março-2016 (18)

Trata sobre a necessidade de dar mais atenção ao que sentimos, o que aguça a nossa percepção para valorizar mais as coisas simples da vida, promovendo uma reconexão com a alegria de viver.

11


Segundo vídeo da segunda parte do PROGRAMA SABER SENSÍVEL / Março-2016

Reflexão sobre o que se sente em relação a tudo o que nos acontece e o que percebemos quando despertamos para uma vida com mais sentido e mais conectada às vivências com mais emoção.

10


Primeiro vídeo da segunda parte do PROGRAMA SABER SENSÍVEL

9

 Trata sobre a importância das experiências pessoais e trajetória de vida


Último vídeo da primeira parte do PROGRAMA SABER SENSÍVEL

 Trata sobre a importância de andarmos esporadicamente de pés descalços.

8


O vídeo desta semana se refere a rica e maravilhosa experiência de ser avó, abordando as sensações referentes ao tempo e o que representam quando damos a elas um significado especial.

7


Esta edição trata sobre a forma que interpretamos o mundo a partir daquilo que percebemos através dos nossos sentidos, e o quanto podemos nos equivocar se não estivermos atentos a um contexto mais amplo.

6


Este vídeo mostra uma caminhada na mata e detalhamento de algumas sensações.

5


Este vídeo aborda reflexão sobre o que queremos deste mundo, o que estamos fazendo e como, por exemplo, devemos valorizar mais os erros: "Temos uma grande tendência a ignorar erros, algo que, grosso modo, possivelmente trazemos de um sistema de educação que premia o acerto e pune o erro".

4


Vídeo apresenta o texto comentado: "O melhor de cada um" Comenta o texto "O melhor de cada um" a fim de incentivar o potencial individual para promover mudanças significativas para solução de problemas atuais.

3



Vídeo apresenta texto que aborda a necessidade de uma revolução ecológica, que seria aquela que, segundo Darcy Ribeiro, colocaria um freio que detivesse a poluição e a destrutividade Vídeo com texto "RevoluçãoEcológica" comentado - Clique na imagem para acessar:

2

 


Novo canal da Apoema Cultura Ambiental que compartilha reflexões importantes e sensíveis em vídeos semanais ou mensais, dependendo disponibilidades. Para acessar a apresentação, clique na imagem:

1


 

Conheça e acompanhe!

 

Este programa é um exercício que inicia com recursos muito simples, sem grandes produções, e pretende crescer na medida em que o aprendizado for se aprimorando.

A Apoema Cultura Ambiental acredita no poder da simplicidade e por isso aposta nesta iniciativa. Cada vídeo apresenta textos reflexivos publicados, comentados, para compartilhamento de palavras que buscam uma reflexão mais aprofundada no que se refere ao nosso Saber Sensível, que, de acordo com o pesquisador Duarte Junior, é um saber que dificilmente é lembrado nas atividades educacionais.

A sensibilidade sempre foi um tema instigador que está diretamente relacionado a uma forma de saber: o saber sensível, que, segundo Duarte Junior, é um saber que se aprende “pela nossa capacidade de sentir, de perceber e nos movermos fisicamente [...] na medida em que o verbo saber tem a ver etimologicamente com saborear – por meio dos sentidos o mundo é saboreado, seus sons, cores, odores, texturas e sabores”.

Por um olhar mais filosófico, a questão da sensibilidade também é assunto que se destaca para a promoção de uma vida mais equilibrada. J. Krishnamurti enfatiza em seu livro: O Despertar da Sensibilidade que a mente da maioria de nós está sobrecarregada de problemas e que diariamente acrescentamos novos problemas. Dessa maneira, segundo ele, todo o nosso ser se torna embotado e perdemos toda a sensibilidade.

O pesquisador e Professor Silvino Santin da UFSCar aponta uma visão que concorda com Krishnamurti quando coloca que “O ponto [...] inquestionável [em relação à sensibilidade] é sua importância fundamental, diria até, indispensável para o reencontro da humanidade consigo mesma. Toda vez que há um certo esgotamento, seja num organismo vivo, seja numa instituição, torna-se indispensável o apelo a um elemento revitalizador”. Ele destaca que é imprescindível:  “demonstrar ao homem contemporâneo que a sensibilidade deve ocupar um lugar mais significativo na vida individual e em toda ordem cultural, já que dela está propositalmente afastado em nome das normas da racionalidade”.

Uma ferramenta muito válida e que promove a sensibilização são textos e artigos de reflexão, que abordam situações que promovem diferentes emoções aos que os leem ou aos que escutam palavras reflexivas sobre situações das mais diversas.

Pensando nisto, e com base no que foi exposto, nasce o projeto Saber Sensível, da Apoema Cultura Ambiental, que pretende disponibilizar, esporadicamente, vídeos que comentam textos que foram publicados e que evidenciaram, de alguma forma, tocar os leitores e as leitoras. Os vídeos são simples, gravados e editados pela autora dos textos, Berenice Gehlen Adams primando, justamente, pelo que mais anda faltando para a humanidade, além de sensibilidade: a simplicidade.

Os vídeos vão potencializar o efeito sensibilizador dos textos que foram publicados em jornal, uma vez que estará presente, além do sentido da visão, também o sentido da audição.

Apoema Cultura Ambiental

JANEIRO/2016

PROGRAMA SABER SENSÍVEL

Para acessar, clique aqui