Jogo de Educação Ambiental "PARE
E PENSE"!
Regras do Jogo "Pare e Pense!"
Objetivo: incentivar a reflexão e a discussão
sobre temáticas ambientais de forma lúdica.
Faixa etária: a partir de 10 anos.
Público: diferentes grupos de diferentes
contextos. Se forem grupos grandes poderão ser feitos sub-grupos.
Referências: o jogo: "Pare e Pense!" é
uma adaptação do conhecido jogo "STOP", que é jogado com o auxílio
de uma grade impressa com várias colunas para cada letra do alfabeto (com
exceção das letras K, Y e W por serem pouco utilizadas em palavras da língua
portuguesa). As colunas das letras do jogo "STOP" traziam: Nome,
Cidade, Estado, Cor, Fruta, etc. Cada coluna do "Pare e Pense!" é
relacionada a uma temática ambiental, e as palavras escritas para cada
letra, nas colunas, deverão ser do contexto daquela temática para
valer pontuação.
Material necessário: Cada jogador precisa de uma
tabela e caneta ou lápis.
Desenvolvimento:
- Para iniciar a partida, um dos jogadores - a combinar
pelo grupo - diz o "A" oralmente e prossegue recitando o abecedário
mentalmente: B, C, D, E, ... e outro jogador - também previamente
combinado -, em um determinado momento diz: "Pare e Pense!".
A letra em que estava na seqüência mental é dita oralmente, e todos começam
a preencher com palavras, as colunas daquela letra, assim que ela é
pronunciada.
- O primeiro que concluir todas as colunas - podendo
deixar algumas em branco, caso não encontre palavra com aquela letra para
associar à temática - diz: "Pare!". Neste momento, todos
devem parar de escrever, e um por um começa a dizer suas palavras e
justificar por que. O grupo decide se a palavra associada vale pontos ou não,
uma vez que ela deve ter relação lógica e fundamentada a temática.
- Cada palavra aceita, vale 10 pontos. Na última coluna
vai a soma dos pontos.
- O mesmo procedimento anterior é feito para nova
rodada. Caso caia na mesma letra, o jogador deve iniciar o abecedário até
que o "PARE" indique nova letra. Como são muitas letras e toma
muito tempo preencher todo o quadro, o jogo pode ser interrompido e retomado
em outro momento até que se complete a tabela das letras e temáticas.
- Aqueles jogadores que deixaram colunas em branco podem
preenchê-las posteriormente com palavras ditas pelos colegas,
marcando uma estrelinha para indicar inclusão, após a rodada.
- Ao final, somam-se os pontos totais e tem-se o
vencedor. Ter ou não essa pontuação pode ser opção do grupo, pois a idéia
é fazer muitas associações e discussões sobre as temáticas abordadas.
- As regras devem ser previamente combinadas, pois a
clareza é fundamental. Podem ser utilizados dicionários ou glossários de
estudo antes das atividades.
- As temáticas podem ser escolhidas pelo grupo ou
pelo/a monitor/a da atividade.
Bom jogo a todos!
Clique
aqui
para a TABELA do JOGO "PARE E PENSE!" com as temáticas definidas!
Clique aqui
para a TABELA do JOGO "PARE E PENSE!" com colunas das
temáticas em branco para serem escolhidas pelo grupo ou pelo/a monitor/a da
atividade!
Berenice Gehlen Adams
Projeto Apoema - Educação Ambiental
www.apoema.com.br