TEXTO COMEMORATIVO: O QUE É EDUCAÇÃO AMBIENTAL?
O que é Educação Ambiental?
Definições
de Educação Ambiental
Berenice Gehlen Adams
O
conceito de Educação Ambiental varia de interpretações, de acordo com cada
contexto, conforme a influência e vivência de cada um.
Para
muitos, a Educação Ambiental restringe-se em trabalhar assuntos relacionados
à natureza: lixo, preservação, paisagens naturais, animais, etc. Dentro deste
enfoque, a Educação Ambiental assume um caráter basicamente naturalista.
Atualmente,
a Educação Ambiental assume um caráter mais realista, embasado na busca de um
equilíbrio entre o homem e o ambiente, com vista à construção de um futuro
pensado e vivido numa lógica de desenvolvimento e progresso (pensamento
positivista). Neste contexto, a Educação Ambiental é ferramenta de educação
para o desenvolvimento sustentável (apesar de polêmico o conceito de
desenvolvimento sustentável, tendo em vista ser o próprio "desenvolvimento"
o causador de tantos danos sócio-ambientais).
Ampliando
a maneira de perceber a Educação Ambiental podemos dizer que se trata de uma
prática de educação para a sustentabilidade. Para muitos especialistas, uma
Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável é severamente
criticada pela dicotomia existente entre "desenvolvimento e
sustentabilidade".
Na tentativa de fazer uma análise sobre os conceitos desta prática, colocamos à disposição diferentes definições para a Educação Ambiental, a fim de perceber este conceito de forma mais abrangente e contextual. Para perceber a abrangência e o significado da Educação Ambiental é preciso uma forma de pensar mais complexa – da teoria moriniana. Só assim será possível a evolução deste conceito ao seu amplo significado.
A
fim de colaborar para uma visão mais abrangente da Educação Ambiental, aqui
são apresentadas algumas "definições". A
fonte de pesquisa foi exclusivamente a Internet, e após cada definição está
disponibilizada a autoria e o link correspondente. Que este trabalho possa
colaborar para a construção e elaboração do conceito de Educação
Ambiental.
Definições:
-
Educação Ambiental foi definida como uma dimensão dada ao conteúdo e à prática
da Educação, orientada para a solução dos problemas concretos do meio
ambiente, através de enfoques interdisciplinares e de uma participação ativa
e responsável de cada indivíduo e da coletividade.
I Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental - Tbilisi, Georgia
(ex URSS).
Fonte:
http://www.cprh.pe.gov.br/sec-educamb/secund-edamb.html
- A definição oficial de educação ambiental, do Ministério do Meio Ambiente: “Educação ambiental é um processo permanente, no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem conhecimentos, valores, habilidades, experiências e determinação que os tornam aptos a agir – individual e coletivamente – e resolver problemas ambientais presentes e futuros”.
Fonte:http://www.revistaeducacao.com.br/apresenta2.php?edicao=254&pag_id=239
-
De acordo com o conceito de educação ambiental definido pela comissão
interministerial na preparação da ECO-92 " A educação ambiental se
caracteriza por incorporar as dimensões sócio-econômica, política, cultural
e histórica, não podendo se basear em pautas rígidas e de aplicação
universal, devendo considerar as condições e estágios de cada país, região
e comunidade, sob uma perspectiva histórica. Assim sendo, a Educação
Ambiental deve permitir a compreensão da natureza complexa do meio ambiente e
interpretar a interdependência entre os diversos elementos que conformam o
ambiente, com vistas a utilizar racionalmente os recursos do meio na satisfação
material e espiritual da sociedade, no presente e no futuro." ( in Leão
& Silva,1995).
Fonte:http://www.cprh.pe.gov.br/sec-educamb/ctudo-edamb_art_documento.html
- O CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente - define a Educação Ambiental como um processo de formação e informação orientado para o desenvolvimento da consciência critica sobre as questões ambientais, e de atividades que levem à participação das comunidades na preservação do equilíbrio ambiental.
Fonte:
http://www.rio.rj.gov.br/multirio/cime/CE09/CE09_012.html
- A Lei Federal nº 9.795 define a Educação Ambiental como “o processo por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade” (art.1º, Lei Federal nº 9.795, de 27/4/99)
Fonte:
http://www.aultimaarcadenoe.com.br/educatrata.htm
-
Para a UNESCO “A educação ambiental é um processo permanente no qual os
indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem
conhecimentos, habilidades, experiências, valores e a determinação que os
tornam capazes de agir, individual ou coletivamente, na busca de soluções para
os problemas ambientais, presentes e futuros (UNESCO, 1987)”.
Fonte:
http://www.mma.gov.br/port/sbf/dap/educamb.html
- Na conferência de Estocolmo em 1972 "A finalidade da educação ambiental é formar uma população mundial consciente e preocupada com o ambiente e problemas com ele relacionados, e que possua os conhecimentos, as capacidades, as atitudes, a motivação e o compromisso para colaborar individual e coletivamente na resolução de problemas atuais e na prevenção de problemas futuros" (UNESCO, 1976, p.2).
Fonte:
http://www.terravista.pt/enseada/3185/educao.htm
-
Stapp et alii (1969), definiu a Educação Ambiental como um processo que tem
como objetivo a formação de cidadãos, cujos conhecimentos acerca do ambiente
biofísico e seus problemas associados, possam alertá-los e habilitá-los a
resolver seus problemas.
Fonte:
http://www.dorvalm.hpg.ig.com.br/governo_e_politica/72/index_int_3.html
-
Mellowes (1972), define que Educação Ambiental seria um processo no qual
deveria ocorrer o desenvolvimento progressivo de um senso de preocupação com o
meio ambiente, baseado em um completo e sensível entendimento de relação do
homem com o meio.
Fonte:
http://www.dorvalm.hpg.ig.com.br/governo_e_politica/72/index_int_3.html
- Para Aziz Ab’ Saber a “Educação Ambiental é um processo que envolve um vigoroso esforço de recuperação de realidades e que garante um compromisso com o futuro. Uma ação entre missionária utópica destinada a reformular comportamentos humanos e recriar valores perdidos ou jamais alcançados. Trata-se de um novo ideário comportamental, tanto no âmbito individual quanto coletivo”.
Fonte:
http://educar.sc.usp.br/biologia/quadrinhos/definicao.jpg
-
Segundo Lucas (1980) a EA tem sido entendida e desenvolvida enquanto educação
sobre o ambiente, educação no ambiente, educação para o ambiente e pelas
classes formadas pelas possíveis combinações entre estas três categorias. A
educação sobre o ambiente procura desenvolver o conhecimento e a compreensão,
incluindo as capacidades necessárias para obter este conhecimento. A educação
para o ambiente procura a preservação ou melhoria do ambiente. Ambas são
caracterizadas pelos seus objetivos. Por outro lado, a educação no ambiente
caracteriza-se por ser uma técnica de ensino – aprendizagem, e o termo
ambiente geralmente significa o mundo fora da sala de aula ou, de uma forma
geral, o contexto natural e/ou social em que as pessoas vivem.
Fonte:
http://www.terravista.pt/enseada/3185/educao.htm
- Educação Ambiental é “o processo de reconhecer valores e aclarar conceitos para criar habilidades e atitudes necessárias que sirvam para compreender e apreciar a relação mútua entre o homem, sua cultura e seu meio circundante biofísico. A educação ambiental também incluiu a prática de tomar decisões e autoformular um código de comportamento com relação às questões que concernem à qualidade ambiental “ ( GONÇALVEZ,1990)
Fonte:
http://geocities.yahoo.com.br/mcrecena/
- Educação Ambiental é "o processo educacional de estudos e aprendizagem dos problemas ambientais e suas interligações com o homem na busca de soluções que visem a preservação do meio ambiente" (SANTOS, Antônio Silveira R. dos. A importância da Educação Ambiental. Jornal A Tribuna – Santos-SP,31.5.99).
Fonte:
http://www.aultimaarcadenoe.com.br/educatrata.htm
-
Faria (1992) define educação ambiental como conhecimento das estruturas, de
composição e da funcionalidade da natureza, das interferências do que o homem
produziu sobre esta estrutura, essa composição e essa funcionalidade.
Fonte:
http://www.dorvalm.hpg.ig.com.br/governo_e_politica/72/index_int_8.html
- Segundo Gonçalves (1990) a Educação Ambiental não deve ser entendida como um tipo especial de educação. Trata-se de um processo longo e continuo de aprendizagem de uma filosofia de trabalho participativo em que todos: família, escola e comunidade; devem estar envolvidos. O processo de aprendizagem de que trata a educação ambiental, não pode ficar restrito exclusivamente à transmissão de conhecimentos, à herança cultural do povo às geração mais novas ou a simples preocupação com a formulação integral do educando inserindo em seu contexto social. Deve ser um processos de aprendizagem centrado no aluno, gradativo, continuo e respeitador de sua cultura e de sua comunidade. Deve ser um processo critico, criativo e político, com preocupação de transmitir conhecimentos, a partir da discussão e avaliação critica dos problemas comunitários e também da avaliação feita pelo aluno, de sua realidade individual e social, na comunidades em que vive".
Fonte:
http://www.rio.rj.gov.br/multirio/cime/CE09/CE09_012.html
- Educação Ambiental é "um processo no curso do qual o indivíduo consegue assimilar os conceitos e interiorizar as atitudes mediante as quais adquire as capacidades e comportamentos que lhe permitem compreender e julgar as relações de interdependência estabelecidas entre a sociedade, com seu modo de produção, sua ideologia e sua estrutura de poder dominante, e seu meio biofísico, assim como para atuar em conseqüência da análise efetuada" (Pedro Cañal, José E. Garcia e Rafael Porlán).
Fonte:
http://sallesm.sites.uol.com.br/Oqeedamb/ea.htm
-
Para Jaume Sureda e Antoni J. Colom deve ocorrer "conjunção
e coordenação de três fases ou etapas: educação sobre o meio (em referência
explícita aos conteúdos), educação através do meio (incidência metodológica
e mediadora) e educação em prol do meio (mensagem axiológica e teleológica)".
Fonte:
http://sallesm.sites.uol.com.br/Oqeedamb/ea.htm
- “A EA deve considerar o Meio Ambiente em sua totalidade, deve ser contínua, deve atingir todas as faixas etárias, ocorrer dentro e fora da Escola e examinar as questões ambientais locais, nacionais e internacionais, sob um enfoque interdisciplinar. Estes princípios devem orientar nossas ações” (João Agnaldo da Costa Muniz).
Fonte:
http://www.cefetgo.br/ecologia/Educacoo_ambiental.htm#proposta
-
“A educação ambiental se torna um exercício para a cidadania.
Ela tem como objetivo a conscientização das pessoas em relação ao mundo em
que vivem para que possam Ter cada vez mais qualidade de vida sem desrespeitar o
meio ambiente natural que a cercam. Essa conscientização se dá a partir do
conhecimento do seus recursos, os aspectos da fauna e da flora gerais e, específicos
de cada região; e, os problemas ambientais causados pela exploração do homem,
assim como Os aspectos culturais que vão se modificando com o passar do tempo e
da mudança dos recursos naturais, como a extinção de algumas espécies por
exemplo. O maior objetivo é tentar criar uma nova mentalidade com relação a
como usufruir dos recursos oferecidos pela natureza, criando assim um novo
modelo de comportamento (...) A educação ambiental é um exercício para a
participação comunitária e não individualista” (Márcia Helena Quinteiro
Leda – Fonte: Marcos Reigota).
Fonte:
http://www.filhosonline.com.br/educambiental2.asp
-
“Sou um pouco avesso a definições fechadas. Peço desculpas as pessoas
veteranas na área, mas seria mais interessante falar de um breve histórico da
evolução do conceito de Educação Ambiental (EA), desde o seu aparecimento em
1965, na Royal Society of London, quando foi associado à preservação
dos sistemas vivos. Já na década de 70, a União Internacional de Conservação
da Natureza (UICN) associou o mesmo à conservação da biodiversidade. Como um
prolongamento da histórica Conferência de Estocolmo (1972) e da Reunião de
Belgrado (1975), na Conferência Intergovernamental de Educação Ambiental
promovida pela UNESCO em Tbilisi (Geórgia, ex-URSS), em 1977, a Educação
Ambiental (EA) foi definida como "um processo de reconhecimento de
valores e elucidação de conceitos que levam a desenvolver as habilidades e as
atitudes necessárias para entender e apreciar as inter-relações entre os
seres humanos, suas culturas e seus meios físicos. A EA também envolve a prática
para as tomadas de decisões e para as auto-formulações de comportamentos
sobre os temas relacionados com a qualidade do meio ambiente". No Fórum
das ONGs, realizado paralelamente à Conferência Rio 92 (o qual produziu a
Agenda 21), referendando e ampliando o conceito anterior, o Tratado de Educação
Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, "reconhece
o papel central da educação na formação de valores e na ação social e para
criar sociedades sustentáveis e eqüitativas (socialmente justas e
ecologicamente equilibradas)", e considera a EA "um
processo de aprendizagem permanente baseado no respeito a todas as formas de
vida, o que requer responsabilidade individual e coletiva em níveis local,
nacional e planetário". Como se vê, aqui já se constata uma profunda
transformação de uma visão extremamente naturalista e antropocêntrica
(animais e plantas servem para...), confundindo natureza e meio ambiente (que é
uma representação social), para uma conceituação que envolve outras dimensões,
além da ecológica: afetiva, social, histórica, cultural, política, ética e
estética. A própria Constituição de 1988 e a Lei da EA (Lei 9795 de
27/4/1999) incorporam esta evolução conceitual, como se vê no art. 1º da
mesma: "Entende-se por educação ambiental os processos por meio dos
quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos,
habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio
ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua
sustentabilidade" (Fernando Antônio Guerra).
Fonte:
http://www.revistaea.arvore.com.br/artigo.php?idartigo=5&class=08&
-
Vou resumir a importância da educação ambiental com uma palavra, pois para
mim ela é – fundamental.
Como eu tenho contato com pessoas
que se envolvem com educação ambiental em diferentes realidades, verifiquei
que os conceitos são trabalhados de forma a adequá-los ao público alvo e a
realidade local. Hoje sabemos que a educação ambiental enquanto processo pedagógico
abarca uma diversidade muito grande de metodologias, enfoques e abordagens.
O que me parece ser relevante em
todo o processo da educação ambiental, seja formal ou não formal, é que os
indivíduos - educandos e educadores - sejam respeitados nas suas
idiossincrasias, e que as atividades e ações levem em consideração as
particularidades do entorno, ou seja, do contexto social. Penso
que nós seres humanos precisamos reaprender a nossa existência na Terra, para
podermos enxergar e entender que a teia da vida é um intricado movimento de
aprendizagem que vem ocorrendo há bilhões de anos. Para isso é
necessário que incorporemos a modéstia que nos cabe em relação a quem somos,
da onde viemos e para onde vamos. O avanço do conhecimento humano no campo da
ecologia nos faz compreender que somos apenas mais um elo da corrente de
sustentação da vida na Terra. Por isso
acredito que agora, além da necessidade da educação ambiental é preciso
desencadear com urgência um amplo processo de alfabetização ecológica, visto
que é fundamental que todos adquiram conhecimentos básicos de ecologia, para
que se possa aprender com a vida, que não pára nunca, de aprender. Vejo
que os educadores e educadoras ambientais são pessoas muito altruístas,
desprendidas e dedicadas ao outro e ao mundo. Digo isto porque todo educador e
educadora ambiental trabalham para o futuro e dependendo da situação, é um
futuro muito longínquo, o que significa que provavelmente eles não vejam o
resultado das mudanças pelas quais se dedicam. Mas isso para um verdadeiro
educador e educadora ambiental não tem a menor importância. Isso é o
verdadeiro compromisso intergeracional. Acredito
na idéia de que somos seres espirituais vivendo uma aventura humana, por isso
acredito, também, que com o nosso trabalho estamos contribuindo para um novo
tempo que está por vir, e que depende muito das decisões que estamos tomando
agora no presente. A vida está continuamente a aprender, Oxalá consigamos
aprender com ela!” (Ellen Regina Mayhé
Nunes).
Fonte: http://www.revistaea.arvore.com.br/artigo.php?idartigo=72&class=08&
E para você, o que é Educação Ambiental? É importante fazer esta reflexão para que possamos consolidar uma prática educativa que desenvolva novos valores em relação à forma como vemos, sentimos e vivemos; onde a cidadania, a inclusão, o respeito, a alteridade, a convivência harmônica e a tolerância sejam uma constante na prática educacional.
Publicado
no website do Projeto Apoema - Educação Ambiental em 05/06/2005.
Projeto Apoema - Educação Ambiental