Faça uma OFICINA DE RECICLAGEM em sua escola!
Oficina de reciclagem com recursos mais simples, clique na foto:
Planejamento de uma oficina de reciclagem de papel mais elaborada:
(O Projeto Apoema - Educação Ambiental não possui uma oficina de reciclagem - apenas apresenta a elaboração do planejamento para a criação de uma oficina. Também cabe salientar que não temos como informar sobre custos, e onde adquirir os equipamentos especificados)
Elaboração de planejamento:
A Espaço físico, equipamentos e materiais básicos:
Sala ampla com instalação hidráulica tanque ou pia.
B Planejamento e setores da Oficina de
Reciclagem:
C - Construção de uma oficina de reciclagem de papel:
1 Nome da oficina:
Escolher o nome da oficina e apresentar aos participantes o projeto integral da mesma.
2 Denominação dos setores da oficina:
SETOR A – Depósito de material e rasgadura de papel.
SETOR B Cozimento do papel picado em panelão .
SETOR C Liquidificar o papel e colocar na bacia ou tanque.
SETOR D Enformar e desenformar a polpa.
SETOR E Prensar a polpa desenformada entre feltros e colocar para secagem.
SETOR F Estoque de papel pronto.
3 Funcionamento de cada setor:
Descrição detalhada do setor A Os materiais serão organizados de acordo com o tipo (jornais, revistas, embalagens, papelões). Aí também estarão os materiais para uso de todos os procedimentos: tesouras, cola, tintas, pincéis, etc. O responsável pelo setor é encarregado de manter o depósito organizado e registrar entrada e saída dos materiais e picar papel.
Descrição detalhada do setor B Encarregados em preparar o papel para tornar-se polpa. Receberão o papel picado e o colocarão para cozimento, em panelão, mexendo constantemente. Enquanto ocorre o cozimento, outros papéis poderão sendo postos de molho.
Descrição detalhada do setor C Encarregados recebem o papel cozido e o passam para o liquidificador, despejando a polpa em bacias retangulares ou tanque. O papel será liquidificado nas seguintes proporções: para cada 3 punhados de papel picado, 2/3 de água do total do copo do liquidificador (no caso para 2 litros) Manter esta proporção. Despejar a polpa em bacias grandes, retangulares ou tanque.
Descrição detalhada do setor D Recolher a polpa com a tela, retirar o excesso de água, desenformar a polpa e passar para o setor de prensagem.
Descrição detalhada do setor E Prensar a polpa entre feltros ou outros panos absorventes, reprensar e colocar o papel para secar.
Descrição detalhada do setor F Recolher o papel que foi produzido e organiza-lo por tipo, registrar produção diária e acomodar produto em local apropriado.
Os responsáveis por cada setor serão encarregados em manter o local limpo e organizado, bem como os equipamentos e utensílios utilizados. Cada setor deverá ter claro sua linha de ação e rotina. Haverá um rodízio dos participantes em cada setor, permanecendo por 2 semanas em cada um, possibilitando o aprendizado e a execução de todos os passos para a fabricação de papel reciclado.
4 Elaboração e mapeamento do ciclo do material a ser reciclado, desde matéria prima até produto final.
Elaborar painel mapeando a localização dos setores, bem como o responsável por cada setor em ficha móvel.
5 Finalidade do produto:
Determinar as finalidades do produto pronto e destinar um horário para a elaboração do objeto a ser produzido com o papel pronto onde todos participam da confecção.
6 Apresentação dos diferentes tipos de produtos reciclados e escolha do produto a ser produzido com o papel pronto (se cartões, envelopes, blocos, agendas, objetos modelados com massa de papel e cola)
7 Enumerar produtos por ordem de interesse da maioria
8 Determinação de setor com respectivos responsáveis:
Ressaltar a importância do rodízio nos setores. Fazer um cronograma do rodízio e afixar no mapeamento.
9 Confecção de "vale-compra" (para que o produto seja vendido à comunidade sem que os participantes tenham contato direto com papel moeda).
10 - Criar o papel moeda da oficina. Sugestão de modelos, determinar o valor, escolher o modelo e confeccioná-lo.
11 - Materiais e equipamentos para cada setor:
SETOR A Prateleiras, papéis, colas, tesouras, pincéis, tintas, mesa, cadeiras, fichas para registro do estoque, bacias ou caixas para o papel rasgado.
SETORES B e C Fogão, liquidificador, baldes, panelas, pia, bacias quadradas.
SETOR D Mesa grande, telas, panos, baldes.
SETOR E - Prensa, feltros, mesa e varal com prendedores.
SETOR F Armário, prateleira, mesa, cadeira.
D Atividades práticas da oficina, com referencial do Projeto AXÉ
O desenvolvimento e as atividades práticas da oficina de reciclagem são embasadas no Projeto AXÉ Oficina de reciclagem (projeto desenvolvido por uma ONG da Bahia, com meninos e meninas de rua) segundo aspectos descritos a seguir :
Quanto análise da prática:
Construção = Aprendizagem Técnica
X
Construção = Projeto de Vida
Brincando com o papel X construção de vínculos:
Os primeiros momentos do trabalho na oficina será a realização do jogo de aprendizagem "técnica" de brinquedos e brincadeiras feitas com papel e a construção de vínculos afetivos. A principal estratégia utilizada é o estabelecimento da relação entre trabalho x prazer ( o prazer é a energia da ação) Do ponto de vista do tempo utilizamos 3 meses trabalhando a construção de jogos resgatados da cultura infantil que podem ser feitos ou fabricados com a utilização do papel.
A primeira semana deve garantir o acolhimento denominado "aconchego pedagógico", através de dinâmicas projetivas (desenho, colagem, pintura, etc.) Criar um espaço "protegido" que possibilite ao educando individualmente ou no grupo FALAR de sua história de vida. Pode-se assim avaliar a situação do grupo e de cada indivíduo, podendo prever os elementos a serem trabalhados a fim de neutralizar, mesmo que parcialmente, possíveis atuações agressivas.
ESTADO DE DIREITO PEDAGÓGICO Significa identificar através de assembléias e escrever com o grupo de educandos os DIREITOS E DEVERES a serem praticados dentro da empresa pedagógica -É a definição dos limites, a confirmação da cultura e o reconhecimento da inscrição na LEI.
Informar aos educandos sobre o processo desenvolvido na oficina, o tempo previsto, as etapas técnicas da aprendizagem da feitura do papel (contrato)
Nos três primeiros meses os meninos e meninas ainda não iniciam a aprendizagem do processo de feitura do papel, mas trabalham somente na construção de jogos que eles mesmos poderão utilizar. O processo do lúdico é determinante mas a oficina continua sendo um espaço de TRABALHO pois o educador nunca perde de vista a exigência de um produto de qualidade como resultado da atividade do educando.
A utilização do lúdico faz a ponte necessária com a infância perdida pelo adolescente.
PAPEL DO EDUCADOR Exercício da escuta e da observação (atuando de forma sutil) Deve ser claro e transparente. Deve ser criativo propondo motivação seduzindo os educandos a realizarem as atividades.
Fazendo o papel X construindo o projeto de vida profissional
Após estabelecidos os vínculos necessários pode-se aprofundar as questões levantadas e explicitadas no processo da formação inicial dos vínculos.
Esta fase é chamada de Fazendo o Papel. É o momento em que começa a aprender a feitura do papel e a ser capacitado no exercício das diversas funções e atividades ligadas a esta produção. A oficina do AXÉ se organiza então com três espaços de atividades, nos quais o grupo se divide, são eles: espaço de produção de papel, espaço de produção de artefatos de papel e o que chamamos de "espaço pedagógico". A rotina de trabalho é organizada de forma que cada grupo de educandos passe uma semana em um desses espaços. A delimitação dos espaços dá-se de forma imaginária.
ESPAÇO: PRODUÇÃO DE PAPEL FUNÇÕES
Para receitas de fabricação de papel entre no link do menu principal: Pesquisa sobre Papel que você encontrará diferentes receitas.
Berenice Gehlen Adams
Projeto Apoema - Educação Ambiental
Projeto Apoema - Educação Ambiental